quarta-feira, 4 de março de 2015

TERAPIA DE GRUPO

PSICOTERAPIA EM GRUPO

Se você está pensando um fazer uma Psicoterapia, existem várias opções disponíveis. Uma delas é a Terapia em Grupo. Dependendo do seu problema, a Terapia em Grupo pode ser uma escolha ideal para abordar suas preocupações e fazer transformações positivas em sua vida.

O que devo esperar?

A Terapia de grupo envolve um ou mais profissionais que lideram um grupo de cerca de 5 a 15 pacientes. Normalmente, os grupos se reúnem para uma ou duas horas por semana. Algumas pessoas gostam de serem atendidos tanto individualmente como em grupo, enquanto outros preferem de uma única forma.

Muitos grupos são programados para atingir um problema específico, como depressão, obesidade, síndrome do pânico, ansiedade social, dores crônicas ou abuso de substancias. Outros grupos se concentram no geral, na melhoria das competências sociais, ajudando as pessoas a lidarem com uma serie de diferentes questões, como a raiva, a timidez, solidão ou a baixa autoestima. A Terapia de Grupo muitas vezes ajudam também aqueles que passam por dificuldades em lidar com o luto ou a perda, problemas de suicídio na família, etc.

Benefícios da Terapia em Grupo

Participar de um grupo formado por pessoas estranhas pode a princípio parecer intimidante, mas a Terapia de Grupo fornece benefícios que o processo individual não oferece. Muitos Psicoterapeutas confirmam que os membros do grupo são quase sempre surpreendidos por quão gratificante a experiência do grupo pode ser.

Os grupos podem agir como uma rede de apoio. Outros membros do grupo, muitas vezes ajudam a avançar com ideias especificas para melhorar uma situação difícil ou com os desafios da vida, ajudando na própria responsabilização ao longo do caminho.

Regularmente falam e ouvem os outros também ajudando a colocar os próprios problemas em perspectivas. Muitas pessoas experimentam dificuldades de saúde mental, mas poucos falam abertamente sobre elas para as pessoas que não conhecem bem.  Muitas vezes, um paciente pode sentir que ele é o único a lutar, mas descobre que não é. Pode ser um alivio por alguns instantes ouvir outras pessoas e discutir com elas, trocar as experiências e posicionamentos e perceber que não está sozinho.

A diversidade é outro importante benefício da Terapia de Grupo. As pessoas têm diferentes personalidades, formação e cultura, e cada membro olha para uma situação de forma diferente. Ao ver como outras pessoas resolvem seus problemas e provocam mudanças positivas, o paciente pode descobrir toda uma gama de estratégias para enfrentar as suas próprias preocupações.

Mais do que apoio

Enquanto os membros do grupo são uma valiosa fonte de apoio, sessões formais de Terapia em Grupo oferecem benefícios além dos grupos de auto-ajuda ou de apoio informal. Sessões de Terapia de Grupo são lideradas por um ou mais profissionais da saúde mental, que ensinam os membros do grupo estratégias para a gestão de problemas específicos, como controle da raiva, reconhecimento dos desequilíbrios emocionais, etc. essa orientação mais especializada pode ajudar a tirar o máximo partido da experiência de Terapia de Grupo.

Participando de um grupo

A escolha de um grupo é muito importante. Ele pode ser Aberto ou Fechado. Grupos Abertos são aqueles em que os novos membros podem aderir a qualquer momento. Grupos fechados são aqueles em que todos os membros do grupo começam ao mesmo tempo e não é permitida a entrada de novos membros ao longo do trabalho. O grupo fechado pode ter um prazo, por exemplo de 12 semanas. Existem prós e contras de cada tipo. Em um Grupo Aberto pode haver um período de adaptação para conhecer os demais membros participantes do grupo. No entanto, para participar de um grupo fechado pode ter que esperar meses pela formação de um novo grupo.

Quantas pessoas podem participar?

Os grupos podem ser pequenos, e assim haverá mais tempo para que o Psicoterapeuta possa se concentrar mais em cada individuo, mas grupos maiores oferecem uma maior diversidade e mais perspectivas. É melhor consultar o Psicoterapeuta sobre o que é melhor. Grupos geralmente funcionam muito bem quando os membros experimentam dificuldades semelhantes em níveis semelhantes.

A Terapia de grupo é suficiente?

Muitas pessoas optam por participar tanto da Terapia de Grupo como da Individual, participar de ambos os tipos de Psicoterapia pode aumentar suas chances de ganhar valiosas mudanças e provavelmente mais duradouras. Se você já participou de processo individual e seu progresso estagnou, participar de um grupo pode impulsionar o seu crescimento individual.

O quanto devo compartilhar?

A confidencialidade é uma parte importante das regras básicas da Terapia de Grupo. No entanto, não há nenhuma garantia absoluta de privacidade ao compartilhar com outras pessoas os seus problemas e angustias, por isso é necessário usar sempre o bom senso ao divulgar informações pessoais, pois nem o Psicoterapeuta pode ser responsabilizado por eventuais deslizes de algum membro fora dos encontros semanais. E lembrando que todos os pacientes estão ali por uma razão e irão compartilhar sua historia pessoal. Grupos funcionam melhor quando há uma comunicação aberta e honesta entre os membros. Normalmente os grupos começam como um encontro de pessoas estranhas, mas em curto espaço de tempo, cada um provavelmente vai encontrar no outro uma fonte valiosa e de suporte confiável.


Se você gostou e deseja se inscrever para participar de uma Terapia de grupo estamos abrindo inscrições para um Grupo aberto na segunda feira pela manhã e outra na terça feira à noite. Escreva para obter mais informações para a Psicoterapeuta Sonia A. F. Santos para o e-mail: saleela.devi@gmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário