sábado, 23 de março de 2013



TRATAKA

Trataka (त्राटक) é uma das  seis técnicas de limpeza OU (Kryas) mencionados no Hatha Yoga Pradipika, o texto clássico sobre as práticas de Hatha Yoga. 

As seis técnicas são:

1)                     Neti – Limpeza nasal;
2)                     Basti (Limpeza do estomago);
3)                     Dhauti (Limpeza Intestinal);
4)                     Kapalabhati (Técnica de respiração abdominal);
5)                     Nauli (Agitação abdominal);
6)                     Trataka (limpeza dos olhos e exercício de concentração).
Em nossa Oficina de Meditação faremos apenas a Trataka porque tem a ver com nossos objetivos. Embora seja uma técnica de limpeza ou Krya, serve como uma excelente técnica de meditação com múltiplos benefícios.

No Sloka 2,31 do Hatha YohaPradipika, Trataka é definida como “olhando atentamente com um olhar firme em um pequeno ponto até que os olhos comecem a lacrimejar”, é como é ensinado pelos grandes mestres.

Trataka ou Trotaka em Hatharatnavali consiste em manter um olhar fixo na chama de uma vela, com olhos semi - abertos, em um quarto escuro, limpo, sentado em Sukhasana, Padmasana, Sidhasana ou outra postura de meditação do Yoga, na verdade uma postura com coluna ereta, cabeça erguida, sem tensões nos ombros e no pescoço.

Inicialmente começamos focando num objeto, no caso a chama da vela, por alguns minutos, ou até que os olhos lacrimejem e posteriormente fazemos a Trataka interna, ou seja, levando a imagem do objeto até projetá-la no céu. (citação de Vacaspatyam de Hatha Samhita).
Ele também ensina que o Trataka na ponta do nariz (nasagradristi) reduz as tensões mentais (kleshas) e Trataka no centro da sobrancelha (BhrumadhyaDristi) facilita a obtenção de khechari - uma prática maior do Yoga. Satkarmasangraha aconselha a repetição de mantras bija - aqueles ligados ao elemento água (Varuna) ou elemento Terra (Prithivi) durante o processo de Trataka.

Os principais textos do Hatha Yoga exigem que a prática do Trataka deve ser muito valorizada e secretamente preservada, como um caixão de ouro. Pode ser devido ao efeito hipnótico e extático do Trataka. De acordo com os textos, ocorre o processo de cura de doenças dos olhos pois a pratica do Trataka melhora a visão, impede a preguiça e manifesta a "luz interior". Por sua prática constante, clarividência (divyaDristi) é desenvolvida e sambhavimudra, uma maior gestão da espiritualidade, é na verdade alcançada. Bhakti Sagara, afirma que quando qualquer idéia é contemplada durante a prática do Trataka, realmente está será cumprida. No entanto, esta afirmação pode ser verdadeira apenas para praticantes de Tratakas avançados.
É um fato gravado na história ariana, que um Yogi realizado em muito pode fascinar, hipnotizar e controlar a psique dos outros, pelo constante olhar em seus olhos. No Bhagavad Gita dize-se que o grande asceta, Vidura induziuYudhisthira no momento da sua partida final, por constantemente olhar dentro dos seus olhos, são provas de poderes hipnóticos de Trataka.

Trataka é, possivelmente, classificada como uma limpeza de Yoga (shodhanakriya ou shatkarma) porque purifica os olhos pelo fluxo constante de lágrimas, ou porque ela atua como um processo de limpeza psicológica, ativando a área da mente subconsciente e inconsciente. 
A técnica e o princípio da Trataka
Tradicionalmente, muitos tipos de Trataka são praticados, uma delas e é  a que usaremos é manter um olhar constante (sem piscar) para a ponta de um pavio de uma chama, mas, podemos olhar para o sol nascente (ou sua configuração), a lua, o verde da grama ou folhas das árvores, a água clara de um lago, alguns vidros transparentes, o céu, o espaço, um pequeno objeto redondo, um ponto diminuto em preto sobre um fundo branco, ou uma ilustração de Aum. Um círculo preto ou verde, o tamanho de uma moeda.  

A área de fixação central deve ser gradualmente reduzida, pois quanto menor for a área, melhor fixação. A distância entre o objeto e os olhos deve variar de acordo com os requisitos da pessoa, no entanto, deve ser mantido entre um e três metros. Assim que as lágrimas começarem a fluir, feche os olhos, por alguns momentos e contemple a imagem que surge no espaço mental. Em seguida, retome a prática novamente. Dez a quinze minutos Trataka sem o menor piscar dos olhos pode induzir algumas experiências místicas, por isso não se assuste e nem use a mente pois pode perde-las. 

Benefícios da Trataka

Ao orientar o olhar no centro das sobrancelhas, os nervos olfativos e os nervos ópticos são estimulados, e, como resultado, os sistemas autônomo e no sistema nervoso central são despertos. Há uma estreita relação entre a mente e a visão, assim Trataka não só mantém a saúde física dos olhos, mas também ajuda muito no controle da mente. Ela provoca um efeito calmante sobre os nervos cranianos, permitindo assim que a mente se torne mais quieta. Ela melhora a memória e a força de vontade, e ajuda a alcançar a perfeição no samyama (ou seja, dharana, dhyana, samadhi) descrito no Yoga de Patanjali. A Trataka traz de volta algumas experiências reprimidas no nível da consciência. 
Atenção: Este exercício não é adequado para pessoas com problemas psíquicos. Aqueles que têm uma tendência para a esquizofrenia ou alucinações não deve praticar Trataka.

Nenhum comentário:

Postar um comentário