quarta-feira, 20 de março de 2013


Chakras
(pronuncia-se tchakra)

Os Chakras são centros psíquicos que estão ativos no corpo, não importa se temos ou não consciência da existência deles, a energia sutil se move através dos Cakras para reproduzir diferentes estados psíquicos. O que é energia sutil? Também conhecida como fluído cósmico universal, Prana, fluído vital, dentre outros, é responsável pela vida vegetal e animal. O fluído vital é um princípio vital que através dos Chakras, do corpo etérico, exerce uma profunda ação sobre o corpo físico.

Os antigos filósofos do Oriente relacionavam estas alterações físicos – químicas com os Tattvas ou elementos básicos – terra, água, fogo, ar e akasha (éter). A antiga ciência hindu do Yôga dá grande ênfase ao conhecimento destes elementos e ao trabalho harmonioso com eles, pois os Chakras são o seu campo de ação. Na ciência do Svara Yoga ou o Yoga do Som, prescrevem – se vários métodos para se identificar a presença do Tattva no corpo e com domínio destas técnicas, os yogues podem programar – se para realizar o máximo com dispêndio mínimo de energia. Pela prática constante de exercícios de visualização e do Mantra Japa (recitação do som de poder) eles conseguem transcender os Tattvas, que dominam os cinco centros básicos do corpo - isto é os cinco primieros Chakras – alcançando assim a consciência não – dual que os libera do mundo ilusório de Maya.

O conhecimento dos Chakras pode ser uma chave valiosa para a introspecção. Podemos sentir a energia sutil movendo-se pelos centros psíquicos. Práticas religiosas como o jejum, a caridade, o servir, levam a energia a fluir nos centros superiores; a energia adormecida do primeiro Chakra torna-se ativa e inicia a sua ascensão. Após o fluxo haver atingido os centros superiores, muda a atitude do praticante, suas sensações são consideradas como a de um novo nascimento.

            Assim respondemos a pergunta – O que são os Chakras? – Chakras são centros psíquicos que não podem ser descritos sob o ponto de vista materialista ou fisiológico, também não podem ser descritos no nível da Psicologia, Fisiologia ou qualquer outra ciência física. São centros de atividade da força vital sutil denominada Sukshma Prana (Prana Sutil), estão diretamente inter-relacionados com os sistemas nervosos parassimpático, simpático e autônomo e assim conseqüentemente todo o corpo está relacionado com eles.

(Texto retirado da Apostila do Curso de Chakras desenvolvido e escrito por Saleela Devi)

Nenhum comentário:

Postar um comentário