segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Deusas da Sabedoria - Mahavidyas

Deusas da Sabedoria: Mahavidyas

Existe na Índia um grupo de deusas estranhas aos olhos ocidentais, em número de dez. Uma delas é mostrada segurando a sua cabeça recém-cortada, que se alimenta do sangue que flui de seu próprio tronco, outra segura um par de tesouras enquanto está sentada sobre um cadáver.

Uma terceira é retratada como uma velha e feia viúva andando em um carro decorado que tem um corvo como símbolo. A série continua - um conjunto incomum para dizer o mínimo. A história do nascimento destas deusas tão poderosas é igualmente interessante e paradoxal e tem uma origem romântica.
Certa vez, durante os seus numerosos jogos de amor, as coisas ficaram fora de mão entre Shiva e Parvati. O que começou como brincadeira virou um assunto sério com um Shiva enfurecido ameaçando abandonar a sua Parvati. Nenhuma persuasão por Parvati poderia reverter a matéria. Deixada sem escolha, Parvati multiplicou-se em dez formas diferentes, uma para cada uma das dez direções. Shiva, então se prostrou como um guardião para guardar todas as rotas de fuga.  
Cada uma das manifestações de Devi fez Shiva percebe verdades essenciais, cada uma o fez ficar consciente da natureza eterna de seu amor mútuo e, principalmente, estabeleceu para sempre o pensamento indiano da superioridade da Deusa sobre sua contraparte masculina.
Shiva de nenhuma forma se sentiu menosprezado pelo poder de Devi, mas percebeu a importância do estado desperto da espiritualidade. E isto é verdade tanto para o Senhor supremo como para nós simples mortais. Beneficamente, Ela é conhecida como a Grande Deusa da Sabedoria, conhecida em sânscrito por Maha Vidya (Maha = Grande, Vidya = Sabedoria).  No nosso processo de aprendizado sobre a Deusa, ela se torna a nossa musa inspiradora, nos guia e nos inspira. Ela é a suprema sacerdotisa que nos revela as verdades interiores.
O espectro dessas dez  deusas dez abrange toda a gama da divindade feminina, abrangendo desde a deusa terrível que está em uma extremidade, até a linda e encantadora, na outra. Estas Deusas são:
1)       Kali da Noite Eterna
2) a Deusa Tara Compassiva
3) Shodashi a Deusa que tem dezesseis anos de idade
4) Bhuvaneshvari a Criadora do Mundo
5) Chinnamasta a Deusa que corta a sua própria cabeça
6) Bhairavi a Deusa da Decadência
7) Dhumawati a Deusa viúva
8) Bagalamukhi a mãe de todas as falas
9) Matangi a Deusa que é patrono do pensamento interior
10) Kamala a última mas não menos importante
Nos próximos textos vamos falar de cada uma delas e sua importância no Tantra. Este ano vamos estudar profundamente o Tantra no nosso Grupo de Estudos do Pensamento Indiano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário