sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Tantra

Falar sobre o Tantra é muito complexo. A primeira coisa que vêm à mente dos ocidentais, é que Tantra está ligado à magia, sexo ou bruxaria. É este o Tantra real? Tantra é muito mais do que mero sexo.
Tantra é uma palavra sânscrita que entre outras traduções possíveis quer dizer “Teia da Vida”. São textos sagrados, denominados Ágamas ou Niagamas, ensinamentos de Shiva para sua amada Parvati, ou ensinamentos de Bhairavi para Bhairava. Profundos, complexos, sutis, e que tem o intuito de ensinar a humanidade uma forma de se libertar da Kali Yuga.
1.        É difícil dar um prazo especial para o tantrismo. A maioria dos estudiosos acredita que é pré-védica.  Shiva e Shakti são deuses principais do Tantrismo.Eles são um símbolo e representam o masculino e feminino. Alguns textos tântricos são conversas entre Shiva e Shakti.
2.     Ele tem relação estreita com a filosofia Advaita Vedanta moderna de Shankara, a unidade de todo o ser. Assim, o tantrismo crê que a "energia de vida primeira" está presente em todos nós e podemos invocá-la em nossas atividades na vida diária, incluindo no sexo.
3.     As preliminares são de grande importância no sexo tântrico. Mas é dada pouca importância para o orgasmo. O período imediatamente antes do orgasmo é de extrema importância. O sexo tântrico tenta manter o efeito especial por um longo tempo - na verdade por horas. Isso é muitas vezes confundido com o orgasmo prolongado.
4.     O Ardhanariswara é uma imagem do Deus Shiva em que Ele aparece, metade homem e metade mulher, este é um conceito do tantrismo, que vemos também no conceito psicanalítico em que todo homem de uma mulher dentro de si (Anima) e toda mulher tem um homem (Animus). Toque, beijos, respiração são usados para criar a energia por parte dos parceiros. Os parceiros inconscientemente participam da dança cósmica - não confundi-lo para a dança real. Eles olham uns aos outros e mantêm os olhos abertos nas preliminares e esquecem os seus arredores. Vários tipos de toque são praticados em sexo tântrico.
5.     Existem vários rituais, movimentos, toques e exercícios, sexo tântrico, mas não deve ser praticado sem a ajuda de uma pessoa experiente.
Tantrismo não deve ser menosprezado, apenas porque ele fala sobre sexo e contém elementos do animismo. O tantrismo crê que a verdade só pode ser experimentada através da realização direta. Poderíamos ter lido e estudado sobre sexo, mas tudo isso é secundário para a experiência sexual real; união sexual real não é forçado, não é uma rotina, mas uma verdadeira dança cósmica da criação.
Quer saber mais, participe do nosso Grupo de Estudos do Pensamento Filosófico Indiano

Nenhum comentário:

Postar um comentário