domingo, 23 de janeiro de 2011

Lingam Puja


Shiva lingam conecta o devoto com o Ser Supremo - Lord Shiva. O Linga é o símbolo do Senhor Shiva e Puja Lingam ajuda o devoto na compreensão do Lord Shiva. O Senhor não pode ser descrito, mas ainda assim podemos dizer que ele é sem um começo e um fim e sem forma. É difícil para um devoto de entender essa natureza disforme. Portanto, o Senhor Shiva apareceu sob a forma de Jyotirlinga antes de Brahma e Vishnu.  Cada vez que o devot faz um Puja Lingam, passo a passo, se aproxima mais da eterna verdade - de que ele / ela faz parte do Ser Supremo.
Adorando Shivling em casa


Antes de iniciar a Puja, o devoto deve tomar um banho e vestir roupas limpas. Hinos que louvam o Senhor Shiva ou deve entoar o Mantra “Om Namah Shivaya” repetindo para criar um clima para a adoração. Então, o devoto se senta na frente do Lingam tocando sinos. Isto indica o começo da Puja.
Primeiro é o Abhishek panchamrit – delicadamente colocando os cinco líquidos sagrados sobre o Lingam. A libação pode consistir dos seguintes líquidos - a água do rio Ganges , Mel, caldo de cana, leite, iogurte, manteiga, água do mar, água de coco ou leite, óleos perfumados, água de rosas ou outros líquidos preciosos. Normalmente, só o leite de vaca é usado.Enquanto derramar o líquido, é pronunciado Mnatra.Alguns devotos pronunciam o nome do Senhor 108 vezes e algumas 1008 vezes. Não existe uma regra fixa.
Após a Abhishek panchamrit, o Lingam é limpo com água do Ganges. (Quando não é possível, use água normal.) Após isto feito o Lingam é manchado com pasta de sândalo e é enfeitado com flores. Água e pasta de sândalo são usados para manter o Lingam frio, porque o Senhor Shiva é considerado sempre em um estado altamente inflamável. Em alguns templos de Shiva, a refrigeração líquida cai constantemente de  um vaso pendurado acima do Lingam.
Em seguida, doces, coco e frutas são oferecidos ao Senhor. Cânfora e incenso são considerados como um 'arati' iluminado. Alguns fãs ou devotos do Lingam cantam louvores ao Senhor.
Finalmente, repique de sinos ou de sopro do búzio indica o fim de Puja.  Cinzas Brancas (Vibhuthi) são esfregadas na testa e também distribuídas. Frutas, doces e coco são distribuídos como 'prasad'.

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Tantra

Falar sobre o Tantra é muito complexo. A primeira coisa que vêm à mente dos ocidentais, é que Tantra está ligado à magia, sexo ou bruxaria. É este o Tantra real? Tantra é muito mais do que mero sexo.
Tantra é uma palavra sânscrita que entre outras traduções possíveis quer dizer “Teia da Vida”. São textos sagrados, denominados Ágamas ou Niagamas, ensinamentos de Shiva para sua amada Parvati, ou ensinamentos de Bhairavi para Bhairava. Profundos, complexos, sutis, e que tem o intuito de ensinar a humanidade uma forma de se libertar da Kali Yuga.
1.        É difícil dar um prazo especial para o tantrismo. A maioria dos estudiosos acredita que é pré-védica.  Shiva e Shakti são deuses principais do Tantrismo.Eles são um símbolo e representam o masculino e feminino. Alguns textos tântricos são conversas entre Shiva e Shakti.
2.     Ele tem relação estreita com a filosofia Advaita Vedanta moderna de Shankara, a unidade de todo o ser. Assim, o tantrismo crê que a "energia de vida primeira" está presente em todos nós e podemos invocá-la em nossas atividades na vida diária, incluindo no sexo.
3.     As preliminares são de grande importância no sexo tântrico. Mas é dada pouca importância para o orgasmo. O período imediatamente antes do orgasmo é de extrema importância. O sexo tântrico tenta manter o efeito especial por um longo tempo - na verdade por horas. Isso é muitas vezes confundido com o orgasmo prolongado.
4.     O Ardhanariswara é uma imagem do Deus Shiva em que Ele aparece, metade homem e metade mulher, este é um conceito do tantrismo, que vemos também no conceito psicanalítico em que todo homem de uma mulher dentro de si (Anima) e toda mulher tem um homem (Animus). Toque, beijos, respiração são usados para criar a energia por parte dos parceiros. Os parceiros inconscientemente participam da dança cósmica - não confundi-lo para a dança real. Eles olham uns aos outros e mantêm os olhos abertos nas preliminares e esquecem os seus arredores. Vários tipos de toque são praticados em sexo tântrico.
5.     Existem vários rituais, movimentos, toques e exercícios, sexo tântrico, mas não deve ser praticado sem a ajuda de uma pessoa experiente.
Tantrismo não deve ser menosprezado, apenas porque ele fala sobre sexo e contém elementos do animismo. O tantrismo crê que a verdade só pode ser experimentada através da realização direta. Poderíamos ter lido e estudado sobre sexo, mas tudo isso é secundário para a experiência sexual real; união sexual real não é forçado, não é uma rotina, mas uma verdadeira dança cósmica da criação.
Quer saber mais, participe do nosso Grupo de Estudos do Pensamento Filosófico Indiano

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Yoga Nidra

Yoga Nidra, quais são os passos?



Yoga Nidra pode ser traduzido como "sonho consciente", que é alcançado deixando o estado de vigília, passando pelo sonho que se estende por todos os pensamentos e impressões da mente, mantendo-se plenamente consciente. A mente permanece na fronteira entre a vigília e o sono.

Dos três estados de consciência descritos nos Upanishads (vigília, sonho e sono profundo) é o estado de sono profundo, mas com plena consciência. Atingir este estado é necessário para a evolução pessoal e espiritual. O objetivo final desta prática é a experiência da própria consciência. Um método de iluminação e auto-realização

No estado de Yoga Nidra, a mente é muito receptiva. A consciência está operando em uma área onde ela se expande até o subconsciente, integrando as dimensões inconscientes. O subconsciente é o único nível que está ativo e, a este nível as memórias e pensamentos são, portanto, sem forma e sem imagens, como quando você sonha. Não a consciência visual de forma alguma. O subconsciente tem uma grande receptividade com a origem, a essência da nossa personalidade e da forma concreta aos nossos ideais. São as Samskaras que provocam o stress profundo e a agitação mental, são atenuados pelo Yoga Nidra. Esses pensamentos e ações são condicionados e, portanto, nós devemos eliminá-los.

O relaxamento que ocorre neste estado é muito grande, resultando em física, emocional e mental. Ele entra no estado chamado de "Alpha", que trata de relaxamento profundo, quando as ondas cerebrais estão se tornando cada vez mais lentas, ao contrário do estado "beta", em que nos encontramos durante a vigília.

De acordo com inúmeros estudos que o estado "alfa" é o ideal para "apresentar" em nossa consciência os pensamentos e idéias positivas, que vêm sob a forma de "declarações" e que irá ajudar a alcançar os objetivos a que nos propomos.

Swami Satyananda Saraswati desenvolveu uma maneira de alcançar esse estado de meditação e relaxamento profundo, adaptando técnicas derivadas da antiga prática tântrica Niassa. Removendo conteúdo ritual, mantendo sua essência, a fim de aproveitar nosso tempo. Criando uma prática que pode ser aprendida, guiada por um professor e também na seqüência de uma gravação. Depois de conhecer a arte e os tempos de Nidra, você pode praticar sozinho.

PASSOS PARA alcançar o estado de Yoga Nidra 
Em fases diferentes para atingir o estado de Yoga Nidra, a consciência vai se retirar do lado de fora, os sentidos, o corpo físico, respiração, emoções, sentimentos e pensamentos.

A. PREPARAÇÃO E RELAXAMENTO

Palco que preparar o corpo, a mente para criar um estado de prontidão. A flexibilização vai permitir que a mente esteja mais receptiva, alerta, dando-nos um bom estado físico e mental.

B. Sankalpa ou resolução

O Sankalpa é uma afirmativa mentalmente repetida três vezes no início e no final do Yoga Nidra. Deve ser um pequeno e positivo, livre de qualquer tipo de negação implícita. Você tem que repeti-lo mentalmente, sentir e ver. Esta resolução quando repetida em um estado relaxado vai pedir que a mente consciente dê à mente subconsciente, que agora é muito receptiva para depois ser revelada conscientemente fazendo as alterações na personalidade e vida. Eles interferem com um diálogo mental positivo. Perante as situações similares ou repetidas, são os nossos conceitos e preconceitos que nos impedem de fazer o certo e levam a resultados desfavoráveis toda vez que atuam. O propósito real do Sankalpa, é influenciar e transformar todo o padrão de vida que nos afetam fisicamente, emocionalmente, mentalmente e espiritualmente. Portanto, devemos nos concentrarmos apenas em um aspecto da nossa personalidade, como erradicar os maus hábitos, ou realizações materiais, que são limitantes. Mas se formular um Sankalpa  para nos influenciar em toda a nossa natureza, vamos ajudar a despertar o potencial interior, e todos os outros aspectos da nossa vida também será transformado.

Exemplos Sankalpa:
• Sou melhor a cada dia em todos os aspectos
• Tenho confiança em mim
• Tenho harmonia física e mental
• Desperta o meu potencial espiritual

C. RODÍZIO DE CONSCIÊNCIA
É um passeio sistemático de todas as partes do corpo. É feito sem problemas, sem pausa, em uma ordem específica, enquanto repetimos mentalmente o Sankalpa  e visualizamos as áreas nomeadas. Temos que fazê-lo sem esforço. É importante fazer sempre a mesma rota.Como cada área do corpo, tem sua representação precisa no córtex cerebral, o movimento progressivo da consciência através das áreas do corpo, sensibilizam todos os circuitos neurais que deixam o corpo para o cérebro, estimulando todas as áreas do cérebro em que o corpo é representado. Assim, ele induz a um relaxamento físico grande, fazendo com que a consciência retire gradualmente os sentidos em um estado de interiorização (Pratyahara).

D. Respiração Consciente: CONTAGEM Respiração
Trata-se de observar o fluxo espontâneo de respiração de uma maneira passiva, sem interferir nele, sem modificação. Isso trará uma maior profundidade no estado de relaxamento. Propomo-nos a realizar uma contagem da respiração em ordem (por exemplo: 54-1) diminuindo ou observação da respiração nas narinas, garganta, peito, etc Ao contar para trás, devemos ter uma maior atenção para a mente não se espalhe ou simplesmente cair no sono. Através deste estágio, sem dormir, é quase totalmente no estado de "Nidra."

E. SENSAÇÕES OPOSTAS
Nesta fase nós tentamos evocar e experimentar sentimentos e emoções conflitantes com uma forte psicossomática, em seguida, devemos  removê-los com vontade. Esta medida nos ajuda a alcançar o relaxamento, a nível emocional como reviver lembranças e sentimentos profundos, examinando-as com "atitude” individual, podemos ver as feridas que foram estabelecidas e nossa resposta a elas, ficando relaxado por dentro, sem envolvimento emocional.

Ao fazer oposição com que esses sentimentos conscientemente, estimulando os centros cerebrais que regulam a sua atividade, desenvolvendo algum controle sobre as funções que, inicialmente, são involuntários, como a temperatura corporal. Ao mesmo tempo, quando nós experimentamos sentimentos conflitantes estamos  equilibrando a atividade dos hemisférios cerebrais e com a prática, podemos transcender o sofrimento que advém do apego e aversão para a dualidade de experiências de vida.
Isso faz com que se purgue as sensações desagradáveis.
Os sentimentos conflitantes que podem trabalhar no Nidra são:

• Peso - leve
• amor - Ódio
• Dor - prazer

F. Chidakasha
A observação e a consciência da ChidaKasha (imagem mental, o espaço livre interno) contribui para aumentar o efeito da mostra, uma vez que parece que o subconsciente e o inconsciente, a atividade ajuda a purificar a mente. Este espaço é fácil de mostrar imagens, lembranças, projeções mentais, etc

G. DISPLAY
Nesta fase há um desconhecimento total do corpo físico; ocorre o relaxamento mental. técnicas de visualização podem revelar o conteúdo armazenado no subconsciente e no inconsciente, que geralmente se manifestam nos sonhos. O reconhecimento e a liberação deste material que é deliberadamente induzidos a criar um sonho que a consciência consciente, desperta e livre.

A mente armazena experiências de vida de uma forma simbólica, portanto, as imagens usadas no Nidra, o símbolo utilizado como um catalisador para provocar uma reação em partes inconscientes da mente, para que possamos limpar esses samskaras (impressões mentais), para avançar e evoluir na vida. Não há distinção entre o consciente e o inconsciente, o desaparecimento de todas as imagens psicológicas.

A capacidade de visualizar que se desenvolve com a prática, e surge quando a mente está focada, portanto, se a mente é distraída, é muito difícil porque a atenção não pode ficar o tempo suficiente para criar a imagem. Ele termina com imagens de calma, paz e espiritualidade.

Pode acontecer tanto na arte da evocação de sentimentos em oposição à técnica de visualização para produzir uma forte reação emocional, o afloramento das samskaras como traumas, lembranças dolorosas, complexas ou quaisquer aspectos negativos do passado não resolvido. Com  a manifestação destes conteúdos mentais podemos resolvê-los e purificá-los, porque eles estão latentes nas camadas profundas da mente. Para isso, devemos observar com "consciência testemunha", sem julgar ou analisar intelectualmente, aceitando que tudo é parte de nossa evolução, e do nosso processo.


I. Sankalpa
Repita a mesma recomendação feita no início da prática.

J. FINAL
A Prática vai acabar lentamente deixando a mente voltar a responder a estímulos provenientes do exterior, a percepção da respiração, o corpo físico começará gradualmente a recuperar o tônus muscular, com pequenos movimentos irá intensificar até retornar ao estado de vigília.
Perceber todo o corpo relaxado no chão, eu vejo o corpo físico, percebo o espaço físico ocupado pelo meu corpo.

Participe do nosso Grupo de Meditação e venha praticar o Yoga Nidra conosco!

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

O Poder das Mandalas





























Tudo que você precisa entender o Mandalas é a originalidade e um pouco de paz!

A mandala é basicamente um círculo, é a forma perfeita e, portanto, nós representamos o símbolo do cosmos e da eternidade. Nós representamos a criação, o mundo, Deus, o homem, a vida. Poderíamos dizer que tudo na vida tem a forma de círculo. Do universo (sol, na lua, os planetas) para o regime de toda a nossa natureza, árvores, flores, etc, todos seguem uma linha circular. E o que dizer do átomo ou celular?. Tudo ao nosso redor tem o formato de um círculo. 

Ao mesmo tempo, vai representar os ciclos intermináveis da vida. E se você olhar para o nosso corpo, percebemos que todas nossas formas são arredondadas, isto nos lembra que são sistemas dentro de sistemas, pertencemos ao Absoluto eo Absoluto em nós .

Quando trabalhamos com mandalas, ou seja, se
 o empate, se pintado, andando sobre eles ou de outra, isso pode parecer uma viagem à nossa essência , iluminando áreas de estrada que até então permanecia escuro e até agora ocultos surto permitindo que a sabedoria do nosso inconsciente .

A mandala é um portal para a instituição mais íntimo do ser humano. Representa a origem de condensação do universo. Pelo projeto contemplação e meditação, os seres humanos seus acessado com o espiritual e se torna parte de um todo harmonioso, que transcende as suas limitações atuais e os laços da matéria e do mundo conceitual .

A mandala é um círculo "mágica" para relaxar, agimos sobre o nosso mundo interior harmonizar com o exterior . Esses efeitos são obtidos através da meditação mandala ou seja através do desenho de mandalas pessoais, que também dá livre curso à criatividade.

As mandalas são inspirados pela natureza, sua simetria e se reproduzem as cores de uma estrutura em forma de círculo, o padrão de mandala por excelência. É a forma geométrica perfeita, a maioria usada há milênios para ilustrar toda a verdade.
Podemos dizer que existem mandalas tantos como indivíduos no mundo e, ainda, em essência, todos são iguais.
A mandala é um instrumento do pensamento . É também uma forma de arte-terapia.
Permitir que as virtudes terapêuticas de restabelecer o equilíbrio (recentrage), o conhecimento sobre seele (intuição criativa e interpretação de suas próprias criações), a serenidade e calma interior.(concentração e esquecimento dos problemas), que necessitam para viver em harmonia.

A universalidade da Mandala é a sua constante: o princípio do centro. O centro é o início da Mandala como o início ea origem de todas as formas e todos os processos, incluindo as extensões das formas no tempo.
A mandala é um símbolo de diferentes culturas e épocas se refere à estrada para a unidade do ser.
Mandala é uma palavra de língua hindi, o que significa círculo. Alguns chamam isso de "o labirinto de círculos."
A mandala é uma realidade formal fechado, mas está presente tanto na natureza e os produtos das diversas culturas de diferentes épocas.

Assim, encontramos nos átomos e células do nosso corpo, teias de aranha nas danças tribais ou valsa vienense.

A mandala é a experiência;
A mandala é uma estrutura universal, não pertence a ninguém, mas de todos;
A mandala é o movimento;
A mandala é de convergência e divergência;
A mandala é o conhecimento;
A mandala é a meditação,
A mandala é uma cura
A mandala é criação "
A mandala é um círculo mágico.

É um símbolo antigo de reestruturação Seu uso é simples, prático, eficaz e acessível para todos. Se formos bons observadores terão direito a qualquer objeto de item, ou estrutura, uma mandala.

No mundo vegetal: flores (rosa, girassol, maracujá), árvores, vegetais (tomate fatiado), frutas (maçã, kiwi, cereja).

No mundo animal: as aranhas, borboletas, ouriços do mar, peixes, aves, mamíferos.
No cosmos, sistema solar, estrelas e os seus satélites, galáxias.

A mandala é uma representação organizada em torno de um centro.

Está presente em todas as culturas, simbolicamente resume a estrutura da própria vida. "

2 .- HISTÓRIA

Mandala significa "círculo" em sânscrito, uma língua clássica usada em partes da Índia, mais de 2.300 anos. Também ser traduzida como "roda" ou "totalidade". Representa a integridade e tudo, e espiritualmente, é considerado um centro de, balanço energético e de purificação que ajuda a transformar o corpo ea mente. Mandalas são utilizadas desde os tempos antigos da Índia e de lá se espalhou para outras culturas do Oriente e Austrália aborígene. Em tempos pré-históricos, o círculo como sagrada e havia sido repetida muitas vezes as primeiras construções do homem
.
Embora existam muitos exemplos, o círculo megalítico de Stonehenge, na Inglaterra é talvez a melhor manifestação conhecida.
 Desde então tem sido repetido em muitas outras artístico, cultural e arquitetônico, como o calendário de pedra do Inca ou Maia , Asteca ou os chineses símbolo popular de yin e yang . Ao mesmo tempo, o círculo também é a forma predominante do reino animal, e de átomos de planetas foi repetido incessantemente desde o início dos tempos até a imensidão do universo.

3 .- A ORIGEM.

O primeiro a usar a palavra " mandala "no Ocidente foi o psicanalista suíço Carl Jung (1875-1961). Jung afirmou que a mandala representa o mundo e toda a mente, incluindo sua parte consciente e subconsciente . Sua primeira mandala foi pintada em 1916 e tornou-se um desenho por dia para refletir o significado de seus sonhos e "a situação interna do momento."
Para reintrodução popular ocidental Mandala começa com Carl G. Jung, que redescobriu a Mandala como uma ação básica estrutural na tradição alquímica ocidental, e como uma forma de arte integrativa terapêutico criado por pacientes em sua própria busca de individuação.

A mandala nasceu na Índia e em sânscrito, significa círculo. Também são simbólicas representações geométricas em outras culturas, como os povos indígenas da América Latina (astecas ou os incas) ou os aborígenes da Austrália. São figuras que podem ser encontrados na natureza como uma aranha ou uma gota de chuva que foram depois copiadas por seres humanos.

4 .- PEDIDO.

Melhorar o atendimento.
Melhorar a produção de idéias.
Mudança de concentração.
Modificar memória.
Dissipar os receios.
Desenvolver a criatividade.
Autoconhecimento
Esqueça os problemas
Curar a fragmentação psíquica e espiritual
Melhorar a socialização.
Melhorar a comunicação.
Melhorar a tolerância à dor.

A mandala é um propósito criativo, dar à luz a algo novo que não existia antes.

Mandalas têm sido utilizados por grupos espirituais por um longo tempo para chegar a estados mais elevados de consciencia. Caminhar, dançar, assistir ou desenhar mandalas pode ajudar a curar a fragmentação psicológica e espiritual, também nos ajuda a expressar nossas energias criativas e reconectar-se com nosso ser 


Para a saúde, ajuda-nos a não nos desgastar na manutenção de energias negativas.

Mandalas pode ajudar a equilibrar, nesse caso você deve escolher a cor apropriada, dependendo da qualidade que você deseja trabalhar. A mandala irá enviar impulsos para a mente interior atingir receptores no cérebro onde é processada e obter uma reação
Há muitos benefícios que podem levar um mandala , 

A MENOS que você pode fazer para nós é nos ajudar a concentrar, quando sofrem de um distúrbio nervoso , nos ajuda a relaxar e encontrar a paz em meio às dificuldades e que, em meio a um mundo tão complexa e controversa é essencial!.

Interagir com mandalas contribui para alcançar o equilíbrio espiritual, estimular a criatividade, despertar os sentidos e harmonizar o nosso mundo interior com o exterior.

Existem duas maneiras básicas para trabalhar com eles: meditação e desenho.


Meditação: No primeiro caso, encontre um local adequado, confortável e bem ventilado, para atingir um ritmo de respiração profunda e escolher uma mandala com os quais se identificar.

Criação: Desenhar uma mandala é mais complicado e pode tornar-se uma arte. No entanto, é uma maneira muito criativa para explorar e descobrir o seu mundo interior, onde o círculo torna-se um recipiente de idéias e emoções.

Antes de iniciar o trabalho, deve sentar e meditar para começar a produzir as imagens que mais tarde seria traduzido em seu interior. O primeiro passo é organizar os pensamentos em torno de um ponto central que representa um tema ou conceito em sua vida.

A partir daqui você tem que expressar a sua criatividade interior, utilizando os símbolos, formas e cores que melhor pode expressar-se. A mandala pessoal captura e libertação tanto um momento ou uma época da vida.
A construção de mandalas torna-se eficaz como adicionais e até mesmo resolver algumas vezes para aliviar a ansiedadeestados de desorganização por várias crises, insônia e humor desestabilizado
.
Mas veja o que é.

O uso de mandalas remonta desde os tempos antigos, é registrada nas pirâmides egípcias , que mostra que o uso da força das mandalas para a concentração, energização do lugar, a meditação profunda para aumentar o nível de consciência, estão mostrando o uso do papiro mandala interior para melhor captação de energia e criar uma atmosfera de harmonia e equilíbrio, ou transmutar energia negativa em positiva.

Tenha também encontrou vestígios de civilizações druidas (Espanha), que usou mandalas. Na Civilização  Chinesa, existem também várias formas de mandalas, eles ainda são usadas no sentido de gerar riqueza e prosperidade no trabalho ou para melhorar a saúde.
Na Índia tribos antigas e ainda hoje, continuam a usar a mandala feita com linhas coloridas e plumas de diversas aves no México.

Pirâmides de diferentes culturas também mostram círculo de mandala. Em algumas tradições, foi usado para aumentar o valor para qualquer situação, e desde a antiguidade, as mandalas foram usadas pelos sábios e sacerdotes na meditação e na cura.
Seu objetivo é promover a concentração de poder em um ponto durante a meditação.

Originalmente, as mandalas são símbolos mágicos , ferramentas de pensamento e de meditação que têm sido usados por muitos anos. Esta antiga arte leva à meditação e concentração através de um desenho simples, de expressar a nossa própria natureza e criatividade. Muitas pessoas usam mandalas para a sua terapêutica, permitindo recuperar o equilíbrio, auto-consciência, tranqüilidade e calma interior necessária para viver em harmonia.

A construção da mandala nos coloca em contato com o nosso mundo interior e nos leva a colocar em prática a criatividade em algumas pessoas está entorpecida.

5 .- O SIGNIFICADO.

A palavra mandala vem do sânscrito e significa círculo sagrado. É um símbolo de cura, totalidade, unidade, integração, do absoluto.

Psicologicamente, as mandalas representam a totalidade do nosso ser. Uma vez que eles refletem a psique humana, cada pessoa reage a eles instintivamente, além da idade, sexo, raça, cultura, etc
A mandala deve ser construída com muito cuidado e concentração. Ela simboliza os vários níveis de  poder e níveis inconscientes que unificam e curam. Fazer uma mandala é uma atividade universal, um ritual de auto-integração.

No dicionário é a definição da palavra " mandala "como uma" simbólica e representação geométrica do universo em bramanismo e budismo. " Na verdade, a mandala é originária da Índia, mas também são simbólicas representações geométricas em outras culturas, como os índios americanos (Navajo, astecas, incas etc ....) ou os aborígenes da Austrália. A mandala é uma arte milenar que permite a utilização de um suporte gráfico começar a meditação e concentração, para expressar a nossa própria natureza e criatividade.

A definição literal da palavra sânscrita mandala é um círculo no Tibete também leva ao coração ou ao redor.O verdadeiro centro do círculo é um ponto que, sem dimensão local e além de nossa percepção, podemos dizer que não pertence ao mundo porque no nosso mundo há espaço e dimensão, o ponto pertence a um outro nível de ser além do mundo.

O único ponto que contém toda a energia que ele se originou o círculo ea esfera são as formas em que expressa o ponto.
O ponto é círculo, como a semente é uma planta madura.
O ponto é que todos, não apenas perceptível.
Assim, estamos em um contraponto entre o visível eo invisível, ou seja, entre o que é ver e que você é, mas não vêem .

"A palavra mandala vem do sânscrito e significa círculo. Pensamento contido um círculo, desenho o foco, todos os tipos de imagens organizadas em torno de um ponto central, que podem conter várias formas geométricas e simbólicas (como pintados por monges tibetanos, classificadas de acordo com regras rígidas de composição e lidar com uma tradição complexa) ou muito simples e natural: um ponto no centro de um círculo, uma flor aberta, um dom.

6 .- ESPECIFICAÇÕES.

A mandala pode variar de cor e design, mas basicamente é composta de um centro e os quatro pontos cardeais
"Projetar uma mandala é possível para qualquer um. Todos mandala deve ter as seguintes características: a central, pontos cardeais que podem ser contidos dentro de um círculo e uma forma de  simetria. Mandalas procurou refletir a consciência universal como uma fonte de sabedoria e forma de meditação.Psicologicamente mandalas representam a totalidade do nosso ser. Refletir a psique humana, cada pessoa reage instintivamente para além da sua idade, sexo, raça, cultura, etc Estudada pelo psicanalista Jung, que descobriu o papel dessas imagens reequilíbrio sonhado ou criados espontaneamente por pacientes no processo de cura. A mandala parece ser a própria substância da vida, o crescimento energético proposto à assembléia. Criando uma mandala é voltar para a essência de cada cor uma mandala é entrar em nós mesmos, é ir reconhecimento interno como pessoas, é encontrar, às vezes escondida partes do nosso ser e trazê-los à consciência, descobrimos que temos capacidades e habilidades para ganhar mais nesta vida. Criando uma mandala que nos permite criar uma organização interna em nós mesmos quando nos sentimos muito cansados ou exaustos por pensamentos negativos.Criando uma mandala vai nos dar paz de espírito quando estamos em momentos de estresse e angústia em nossas vidas. "
7 .- Significado das cores

Uma mandala é sempre vai ser positivo, independentemente da sua cor, mas é duplamente útil, como já localizou um problema, e nós queremos atacar, então poderíamos ajudar, escolhendo uma cor específica, que atuam diretamente, agilizando o processo de cicatrização.
Então eu lhe dar uma lista de pontos que toca todas as cores, estas mandalas também pode ser usado em conjunto com o curso de Cakras , dependendo do Cakra você quer trabalhar vai ser a cor da mandala de sua escolha
.
Primeiro Cakra. É a cor do amor, paixão, sensualidade, força, resistência, independência, conquista, impulsividade, raiva e ódio. Drives a força vital através do corpo. Aumento da confiança e auto-confiança permite-lhe controlar a agressão e deixar de querer dominar os outros. Fisicamente, a energia projetada inferior do corpo, fornecem a força para os órgãos reprodutivos. Essência da sobrevivência.

O Segundo Cakra. energia, otimismo, ambição, atividade, coragem, auto-confiança, desejo de prestígio, frivolidade. promove a tolerância para socializar e projetado com todas as pessoas. Aumento da auto-estima, ajuda a enfrentar todos os desafios para o desenvolvimento do indivíduo. Ensinados a usar os sucessos e fracassos como experiências de aprendizagem. Promove a energia positiva para a realização dos projetos ou objetivos. Fisicamente projetos de energia para o intestino delgado e cólon, todos os processos metabólicos menores.

Terceiro Cakra. É luz, o sol, a compreensão diversão, liberdade, crescimento, sabedoria, fantasia, saudade, inveja liberdade, superficialidade. Ajudar a libertar os medos interiores. Destinam-se a equilibrar o ego com as suas decepções, todas emocionalmente comoventes. Melhor ajuda do canal para a intelectualidade. Fisicamente projetos de energia para o sistema digestivo, fígado, vesícula, pâncreas, baço e rins.

Quarto Cakra. Balance, crescimento, esperança, perseverança, vontade, integridade, conforto, resistência prestígio cura. Falsidade, a ambição, o poder. Projetos de tranqüilidade e equilíbrio no sentimento. Para expressar os sentimentos mais livremente. Expanda o amor interno de si e dos outros.Ele ajuda a nos libertar da afeição aos bens ou falsos pretextos. Filtro é o equilíbrio de todo o corpo. Ajuda a controlar o sentimento de posse e ciúme. Fisicamente, os projetos de energia vital para o sistema circulatório, coração, cardiovasculares.

Quinto Cakra. A paz, a serenidade, a segurança, o tédio, ingênua estagnação vácuo silencioso. Ajuda para externar o que se passa no interior, permitindo-lhe evoluir como as mudanças estão dando pessoa a vida. Evite a frustração e resistência ao alcance do povo, pode ser tolerante com os pensamentos dos outros. Fisicamente projetos de energia nos pulmões, garganta, traquéia, acima e ajuda a prevenir alergias e doenças de pele.

Sexto Cakra. Ela ajuda a comunicar com o eu interior, abrindo a intuição. Pode aprender a deixar fluir as mensagens do cérebro, conectando-se diretamente para a inteligência da consciência cósmica. Promove o controle mental e ampliar os canais de recepção de ver a verdade em qualquer coisa ou o padrão de vida. Encoraja a confiança em ser guiado pelo seu próprio sentido interior. Fisicamente, os projetos de energia vital para o cérebro, sistema nervoso, sistema músculo-esquelético.

sétimo Cakra. misticismo, magia, espiritualidade, transformação inspiração. Pena, a resignação, a melancolia. Projetos contato espiritual com a consciência profunda do cosmos. Amplia o poder criativo de qualquer ângulo, música, pintura, arte, poesia, permitindo que a pessoa expressar a sua visão da realidade e do contato com a fonte primária, o criador do universo. Isso ajuda a não ser extremistas ou expansor absolutista para explorar as dimensões da imaginação e do conhecimento.

A amizade, a sociabilidade, a comunicação, a imaginação, humor, charme, egoísmo, a necessidade de reconhecimento. Enviar estímulos saldo total em todos os níveis. Universal amor, bondade. Paz interior, a auto-estima. Equilibra as emoções, ajuda a liberar o ressentimento, raiva, culpa ciúmes.

Se você combiná-lo com verde ou azul, vai ajudar a equilibrar o feminismo extremo e a pegajosidade. Fisicamente, projetada de energia para o coração e dá-lhe uma cura completa em todos os níveis através do raio-de-rosa.

O uso da cor está relacionado com o humor de quem desenha. Aqui estão algumas chaves para a interpretação de mandadas:

Branco: nada, a pureza, iluminação, perfeição.

Preto e branco: a morte, a limitação pessoal, o mistério, o renascimento, a ignorância.

Vermelho: os homens, a sensualidade, o amor, enraizamento, paixão.

Azul: tranqüilidade, paz, felicidade, satisfação, alegria.

: Amarelo sol, luz, alegria, simpatia, receptividade.

Verde: a natureza, o equilíbrio, crescimento e 
esperança.

8 .- TÉCNICA

Se queremos construir uma mandala , devemos levar em conta o esquema básico: um círculo e os quatro cantos.

Obviamente, isso não é uma regra estrita que não pode ser quebrado, pode ser que ao invés de sua base é um círculo com um triângulo, quadrado, ou octogonal.
De lá, nós podemos projetar nossa mandala e esta é uma questão de criatividade! Você pode decorá-lo com imagens místicas como o símbolo do yin-yang, uma cruz, a estrela de Davi, luas, estrelas, sol, flores, pássaros, paisagens, nuvens, formas... Enfim, olhar para os desenhos que você se propõe a paz e tranqüilidade.

Como pintar:

Encontre um lugar calmo e olhar para o seu mandala, o foco sobre ela, se depois de observar por um longo tempo constata que se move é a energia que está se movendo!.

É aconselhável começar a pintar a parte externa, isto irá representar o auto de fora para o nosso centro, nosso eu interior.

Decida a direção que você está indo para pintá-lo e tentar manter.

Ao escolher as cores que você intuitivamente, não importa que um não! Desta forma, você pode ler o seu humor. Você também pode fazer isso escolhendo as cores e tentar mudar o seu humor desta forma.
Talvez você durma no processo, se você estava tensa, a mandala está cumprindo com o relaxamento, é normal que neste caso é melhor deixar para dormir e prepare-se!.

Se você ignorou a mandala na época, diga-se, da próxima vez que você quer pintar uma, escolha uma nova, com cores que vão de acordo com seu humor naquele momento.
Se quiser que o mandala levará ao auto-conhecimento, não pense em formas ou cores, e muito menos guiá-lo ir, fazendo o que no momento em que nasce uma forma intuitiva.

A mandala é uma representação do universo e ele introduziu gradualmente focando em cada um dos seus estados e absorvendo a lógica da sua forma, de fora para dentro.

Lembre-se: A mudança é agora !

Estarei oferecendo o Curso de Mandalas e Yantras - Participe!