segunda-feira, 20 de abril de 2015

EQUILÍBRIO EMOCIONAL

Como Compreender Identificar e Regular as Emoções
Aprender a fluir como a água entre as pedras
O que são emoções?
Diferentes pessoas definem as emoções de diferentes formas. Algumas fazem uma distinção entre emoções e sentimentos, dizendo que a sensação é a parte da resposta da emoção e, que uma emoção inclui a situação ou a experiência, interpretação, percepção enquanto que o sentimento está relacionado com a experiência de uma situação em particular.
Segundo John Mayer – “As emoções operam em muitos níveis. Elas têm um aspecto físico, bem como um aspecto psicológico. Emoções possuem uma ponte com o pensamento, sentimento e ação – que operam em todas as partes de uma pessoa afetando–a em muitos aspectos, do mesmo modo que uma pessoa pode afetar em muitos aspectos suas próprias emoções”.
Para Dr. Maurice Elias: “As emoções são os sistemas de alerta dos seres humanos com o que realmente está acontecendo ao seu redor. As emoções são nossos indicadores mais confiáveis de como as coisas estão acontecendo em nossas vidas. As emoções ajudam a nos manter no caminho certo, certificando-se de que somos guiados por mais do que nossas faculdades mentais, intelectuais, pensamento, percepção, raciocínio, memória”.
De onde vêm as nossas emoções
As emoções sempre desempenham um papel importante na evolução e adaptação da espécie humana ao seu meio ambiente. Desde os primórdios elas ajudaram os nossos ancestrais, servindo-lhes de sinais para eles enfrentarem os desafios exteriores.
Tataranetos de homens das cavernas, nós hoje precisamos das emoções tanto quanto eles para nos orientarmos e redescobrirmos o sentido da nossa vida. Não nos deparamos mais o tempo todo com tigres ameaçadores, mas, diante do perigo continuamos a ter as mesmas reações. O coração acelera, certos músculos se contraem, a expressão do rosto muda e sentimos vontade de fugir. De forma similar, mas com outro tom, a raiva nos indica os obstáculos a superar ou contra os quais nos  rebelarmos.
As emoções também influenciam a nossa atenção e visão das coisas, tanto no sentido próprio quanto no figurado. Em situação de perigo, a atenção se concentra no que poderia nos ameaçar, às vezes a ponto de não vermos mais nada, além disto, e ficarmos paralisados. Por outro lado, todos nós já experimentamos o sentimento de estar com a cabeça nas nuvens e ver a vida cor de rosa quando a alegria ou o amor nos invadem.
Por fim, as emoções também exercem a função de comunicar com os outros, às vezes sem que nos demos conta através do que se chama de “manifestações verbais da emoção”


Nenhum comentário:

Postar um comentário