segunda-feira, 20 de abril de 2015

EQUILÍBRIO EMOCIONAL

Como Compreender Identificar e Regular as Emoções
Aprender a fluir como a água entre as pedras
O que são emoções?
Diferentes pessoas definem as emoções de diferentes formas. Algumas fazem uma distinção entre emoções e sentimentos, dizendo que a sensação é a parte da resposta da emoção e, que uma emoção inclui a situação ou a experiência, interpretação, percepção enquanto que o sentimento está relacionado com a experiência de uma situação em particular.
Segundo John Mayer – “As emoções operam em muitos níveis. Elas têm um aspecto físico, bem como um aspecto psicológico. Emoções possuem uma ponte com o pensamento, sentimento e ação – que operam em todas as partes de uma pessoa afetando–a em muitos aspectos, do mesmo modo que uma pessoa pode afetar em muitos aspectos suas próprias emoções”.
Para Dr. Maurice Elias: “As emoções são os sistemas de alerta dos seres humanos com o que realmente está acontecendo ao seu redor. As emoções são nossos indicadores mais confiáveis de como as coisas estão acontecendo em nossas vidas. As emoções ajudam a nos manter no caminho certo, certificando-se de que somos guiados por mais do que nossas faculdades mentais, intelectuais, pensamento, percepção, raciocínio, memória”.
De onde vêm as nossas emoções
As emoções sempre desempenham um papel importante na evolução e adaptação da espécie humana ao seu meio ambiente. Desde os primórdios elas ajudaram os nossos ancestrais, servindo-lhes de sinais para eles enfrentarem os desafios exteriores.
Tataranetos de homens das cavernas, nós hoje precisamos das emoções tanto quanto eles para nos orientarmos e redescobrirmos o sentido da nossa vida. Não nos deparamos mais o tempo todo com tigres ameaçadores, mas, diante do perigo continuamos a ter as mesmas reações. O coração acelera, certos músculos se contraem, a expressão do rosto muda e sentimos vontade de fugir. De forma similar, mas com outro tom, a raiva nos indica os obstáculos a superar ou contra os quais nos  rebelarmos.
As emoções também influenciam a nossa atenção e visão das coisas, tanto no sentido próprio quanto no figurado. Em situação de perigo, a atenção se concentra no que poderia nos ameaçar, às vezes a ponto de não vermos mais nada, além disto, e ficarmos paralisados. Por outro lado, todos nós já experimentamos o sentimento de estar com a cabeça nas nuvens e ver a vida cor de rosa quando a alegria ou o amor nos invadem.
Por fim, as emoções também exercem a função de comunicar com os outros, às vezes sem que nos demos conta através do que se chama de “manifestações verbais da emoção”


segunda-feira, 13 de abril de 2015

Grupo de Estudos de Meditação

Desenvolvimento de práticas meditativas
Para sua saúde e qualidade de vida
Poucas Vagas

Um grupo especialmente elaborado que aborda as principais técnicas e metodologias de meditação de uma forma clara e objetiva, sem se apegar a misticismo, dogmas ou crenças religiosas.

Ao longo do tempo a grande maioria das religiões e filosofias desenvolveram métodos para auxiliar as pessoas no seu processo de desenvolvimento como Ser, para aprenderem a Estar no mundo de forma produtiva e evolutiva. Estas técnicas eram consideradas muito importantes e significativas pois visavam conduzir o individuo ao seu mundo interior para conhecer-se melhor e assim pudesse melhor colaborar no mundo externo como individuo participante de sua sociedade.

Porque Meditar? A Meditação promove o desenvolvimento da atenção plena, concentração, aumenta a percepção de si-mesmo e dos outros, da realidade que nos cerca, provoca o autoconhecimento, provoca mudanças nos padrões de comportamento, atua nas crenças e nos hábitos. Transforma nossos valores internos e na maneira com que lidamos no nosso dia a dia nas relações sociais, amorosas, profissionais, afeta a qualidade da nossa saúde física, mental, emocional e muito mais.


 
A meditação também é um estado que reconhece como imutável a serenidade natural do Ser por trás de todos os pensamentos, sentimentos e sensações. Possibilita ao praticante ir ao encontro de sua própria sabedoria, aquela que é inerente a todo Ser Humano revelando assim o seu potencial, capacidade de resiliência e desenvolvimento da habilidade de enfrentamento diante das diferentes situações do cotidiano.

A meditação no Ocidente ganhou mais visibilidade através dos protocolos de pesquisas científicas que comprovam os múltiplos benefícios na saúde física, mental, emocional e porque não dizer também na espiritual. Sabemos que diminui a ansiedade, o stress, problemas de déficit de atenção, insônia, dores crônicas  de doenças autoimunes, oncológicas, cardio-respiratórias entre outras além de atuante nas doenças psicossomáticas.

Grandes corporações investem em salas e cursos de meditação, centros hospitalares incluem a meditação como parte no tratamento de doenças, a área da Educação investe na meditação nas escolas. As contribuições da meditação são de fato inquestionáveis.
 
Serão abordados grandes temas:

·           Conceito, objetivos e benefícios da pratica meditativa;
·           As práticas contemplativas dinâmicas;
·           Body Scan, exercícios respiratórios e corporais;
·           Obstáculos à Meditação e Antídotos;
·           Meditação com e sem objetos;
·           Estados e Estágios de Consciência na meditação;
·           Antar Mouna – Silêncio Interior
·           Caos ou Calma – Reescrevendo a resposta ao Stress;
·           Trabalhando com a Resistência;
·           Prática do Zazen - O silêncio mental, o vazio e a mente pura;
·           A prática reflexiva - Koans
·           A Prática Contemplativa – Serenando as emoções, desenvolvendo a compaixão e amorosidade – Metta Bhavana (Loving Kindness);
·           Os Limites da meditação.
·           Meditação Shamânica
·           Meditação Cristã e Hebraica
·           Meditação Chakras entre outras.


Valor do Investimento mensal: R$ 200,00 -  Material (apostilas e músicas) enviado por e-mail.

O valor da mensalidade tem desconto de 20% para:

·         Meus pacientes e alunos de outros cursos;
·         Estudantes;
·         Pessoas com mais de 60 anos;
·         Professores do Ensino Público.

É necessário apresentação de documentos que comprovem a inserção em um destes grupos.

Duração – Um ano -  Aulas Semanais  - todas as quintas feiras – das 18h às 19h

Inicio – 7 de Maio

Vagas: 10 pessoas

Público Alvo: Profissionais das áreas de: Educação, Saúde, Jurídica, Executivos que desejam desenvolver a Liderança Consciente, estudantes e praticantes de meditação que querem melhorar a técnica. Pessoas com problemas de saúde como: Depressão, Ansiedade, Stress, Dores Crônicas. Pessoas que buscam autoconhecimento, ampliar sua capacidade de percepção de si – mesmo, dos outros e da realidade e seu contexto, permanecerem na “calma”.

Endereço: Rua Dona Eponina Afonseca, 130 Chácara Santo Antonio Zona Sul SP/SP

Contato com a facilitadora para inscrição:
E-mail: saleela.devi@gmail.com ou Tel. (11) 9 9463 5825

Sobre a facilitadora: Saleela Devi é Analista Junguiana, Terapeuta Integral, Deeksha Giver; atua com técnicas modernas como Voice Dialogue Therapy, Self & Spiritual Couseling, Calatonia, Tranceform Therapy, Hipnose Ericssoniana, Regressão, Arte Terapia com Mandalas e Yantras, Mantra Terapia, Mindfulnees Meditation Therapy, PNL, Breath Therapy, Mapas de Desenvolvimento de Consciência entre outras para trabalhar autoconhecimento, auto-estima e autoconfiança, perdas, lutos, conflitos emocionais e profissionais, problemas de relacionamentos. Participa do PROSER do Instituto de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP. Atende com hora marcada.

Blogs: http://saleeladeviterapias.blogspot.com.br/   ou  http://seratentomindfulnessterapias.blogspot.com.br/ e Curta nossa Fan Page – Ser Atento

sábado, 4 de abril de 2015

Meditação e a Massa cinzenta do Cérebro

MEDITAÇÃO CAUSA MUDANÇAS NA MASSA CINZENTA DO CÉREBRO

Numerosos estudos têm indicado os muitos benefícios fisiológicos da meditação, e o mais recente vem da Universidade de Harvard.

Um estudo de oito semanas realizado por pesquisadores de Harvard em Massachusetts General Hospital (MGH), determinou  que a meditação literalmente reconstrói a massa cinzenta nos cérebros, em apenas oito semanas. É o primeiro estudo a documentar que a meditação produz mudanças ao longo do tempo na matéria cinzenta do cérebro.

Embora a prática da meditação está associada a uma sensação de paz e relaxamento físico, os praticantes têm considerado muito que a meditação também fornece benefícios cognitivos e psicológicos que persistem o longo do dia. Este estudo demonstra que as mudanças na estrutura do cérebro pode ser a base de algumas dessas melhorias relatadas e que as pessoas não estão apenas se sentindo melhor, porque elas estão investindo tempo no relaxamento” – Sara Lazar do Programa de Pesquisa Neuroimagem MGH Psiquiátrica e Instrutora do Harvard Medical School em Psicologia.

O estudo envolveu a tomada de imagens de ressonância magnética (IRM) do cérebro de 16 participantes do estudo, duas semanas antes da participação no estudo. Imagens de ressonância magnética dos participantes foram também tomadas após o estudo foi concluído.

A análise de imagens de RM que se concentrou em áreas onde as diferenças associadas a meditação foram observados em estudos anteriores, encontrou aumento da densidade de matéria cinzenta no hipocampo, conhecido por ser importante para a aprendizagem e memoria, em  estruturas associadas À autoconsciência, compaixão e introspecção.”

Para o estudo, os participantes envolvidos em práticas de meditação todos os dias por cerca de 30 minutos. Estas práticas incluíam ouvir atentamente gravações em áudio na forma de meditação guiada, mantendo a consciência não julgadora de suas sensações, sentimentos e estado de espirito.
É fascinante ver a plasticidade do cérebro e que, praticando a meditação, podemos desempenhar um papel ativo na mudança do cérebro e  pode aumentar o nosso bem – estar e qualidade de vida. Outros estudos em diferentes populações de pacientes têm demonstrado que a meditação pode fazer melhorias significativas em uma variedade de sintomas, e estamos agora a investigar os mecanismos subjacentes no cérebro que facilitam a mudança”. – Britta Holzel, primeiro autor do artigo e pesquisador no MGH e Giessen University na Alemanha.

Como Meditar

Um equivoco comum sobre a meditação é que você tem que sentar-se de determinada maneira ou fazer algo em especial para a realização dos vários benefícios que ela pode proporcionar. Tudo que você tem a fazer é colocar-se em uma posição que é mais confortável para você. Ele poderia estar de pernas cruzadas, deitado em uma cama, sentado em um sofá etc., a escolha é sua.

Outro equivoco comum sobre a meditação é que você tem que “tentar” esvaziar a mente. Um fator importante que eu gostava de ler a partir do estudo mencionado acima é que os participantes estavam envolvidos em “consciência não julgadora das sensações, sentimentos e estado de espirito”. Ao meditar, você não deve tentar encontrar o “vazio”  em sua mente. Em vez disso, tente deixar seus pensamentos, sentimentos e emoções  que esteja vivenciando neste momento. Não julgue, apenas deixe ir e vir e procure estar em paz com eles.

REFERENCIA:
www.princeton.edu/achaney/tmve/wiki100k/docs