sábado, 25 de junho de 2011

Terapia de Regressão a Vidas Passadas


Terapia de Regressão a Vidas Passadas
A Terapia de Regressão é um procedimento terapêutico utilizado para terapias breves. Com o método de regressão de memória, onde o paciente é tecnicamente por meios de relaxamento profundo e estados ampliados de consciência levado a retroceder a estágios de vida passados, desta ou de outras supostas vidas.
O paciente volta ao final do relaxamento perfeitamente bem, totalmente desligado das lembranças revividas e sem a carga emocional negativa do momento relembrado. Aprenderá que sua vida presente, seus medos, conflitos, dificuldades ou qualquer outro incomodo estava inconscientemente ligado às memórias passadas e que agora libertado deste incomodo poderá viver o momento presente de forma tranqüila e espontânea.
Esta técnica terapêutica não é aplicada para satisfazer curiosidades fúteis, pessoais ou egóicas, nem satisfazer desejos caprichosos para descobrir se a pessoa foi alguém importante em outras vidas, tão pouco para confirmar supostas previsões de videntes, cartomantes e não está ligada a nenhum movimento religioso, misticismo ou práticas similares. Da mesma forma que não é uma técnica milagrosa ou mágica utilizada para resolver todas as disfunções psíquicas e suas limitações.
Também não é aplicado o uso de qualquer medicamento ou droga de indução, apenas técnicas de relaxamento e concentração onde o sentimento ligado ao incomodo ou dificuldade é trabalhado na situação que deu origem ao sentimento.
Voltando ao momento presente, o terapeuta trabalha junto com o paciente para esgotar as emoções contidas, fazendo um paralelo com a situação atual, desprogramando a dificuldade e reprogramando as experiências presentes. Num segundo momento, o paciente é levado a revivenciar o momento da concepção, o período de vida intra-uterina, o parto, o primeiro ano de vida, a infância, adolescência, a vida adulta, a velhice, o momento da morte e o pós-morte, para que o paciente tenha uma visão abrangente daquela experiência.
O objetivo da Terapia de Regressão de Vidas Passadas é buscar a origem das dificuldades, sejam elas psicossomáticas ou orgânicas, de inter-relacionamento, desequilíbrios psíquicos ou comportamentais que estão reprimidos ou bloqueados pelo consciente.
Liberar o conteúdo traumático através da revivência da situação, com o esgotamento das emoções vinculadas a ela, desprogramar o desajuste e reprogramar o presente, através de uma proposta de ação transformadora, que renova o modelo de vida. A TRVP permite penetrar suavemente nas estruturas de reconhecimento ou nas mudanças de paradigmas.
A ação transformadora proposta no trabalho em TRVP implica na valorização de responsabilidade do paciente, pela qual ele realiza, por disposição própria, o trabalho de modificação e neutralização de suas dificuldades atuais, desvinculando-se dos problemas passados, obtendo a solução de conflitos e a remissão de sintomas, chegando conseqüentemente a uma possibilidade de vida saudável de mais feliz.
Contato para mais informações – Telefone: (11) 9463 5825 com Sonia – Terapeuta Junguiana e Terapeuta de Terapia de Vidas Passadas e Hipnose Ericssoniana ou pelos e-mails: saleelaterapeuta@gmail.com ou saliladeva@yahoo.com.br                      Atendimento em Moema com hora marcada.

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Curso de Mantram - Sons de Poder e Musicoterapia


Curso de Mantram e
Musicoterapia

Data: 23 e 24 de Julho

O som é eterno e presente desde o começo da criação. Na filosofia Advaita Vedanta – o Ser Absoluto é Brahman, como Som Primordial Ele é  compreendido como o Nadabrahma – a encarnação do som. Através da meditação com o Som dos mantras o Homem amplia sua consciência, a fim de restabelecer o relacionamento entre seu ser e o Ser Supremo. Os Nadis (meridianos da energia) normalmente ficam obstruídos pela má alimentação, sentimentos e emoções atrofiados. Através do mantra kírtam (repetição dos mantras) esses caminhos energéticos se abrem, permitindo que o Prana, a energia vital, circule por eles. O kírtam tem o poder de liberar a consciência cósmica e a super cósmica. Entoando os mantras com devoção o homem efetiva sua busca espiritual e sua evolução enquanto Ser, mantendo contato com os Seres de Luz de todos os níveis.
Em todas as grandes religiões temos cânticos e orações curtas para a nossa  prática espiritual; neste curso estaremos abordando estes vários sons sagrados e o seu poder. Vamos estudar também a Mitologia Indiana conhecendo os Deuses e seus atributos e os mais importantes Mantram da cultura hinduísta  e do Vedanta
Programação:
·         Significado de Mantra
·         A prática dos Mantram
·         Divisão dos Mantram
·         Formas de Utilização
·         Tipos de Semântica
·         O Autoconhecimento através da voz
·         Freqüência sonora e seus efeitos sobre o corpo
·         Kirtans e Bhajans
·         A Importância do OM
·         Mitologia e os Mantram – Conhecendo as Divindades e os seus Mantram
·         As Mahavidyas
·         A Kaballah e os Mantram
·         Mantram Judaico Cristão
·         Mantram para todas as situações (Prosperidade, Saúde, Relacionamentos, Cura, Partes do Corpo, Devocionais entre outros)
·         Os Cakras, os Mantram e a Música
·         Preparando uma Aula de Yoga
·         A Consagração do Japamala
·         Musicoterapia Básica para Atendimentos
·         A Música e o Temperamento
·         Gandharva Veda: a Influência dos Sons Puros
·         O Poder da Música e os seus Benefícios
·         Ritmos Perturbadores e os Benefícios da Música
·         Estudos dos efeitos à saúde pelas Sinfonias de Beethoven
·         Como as Músicas Clássicas afetam os ambientes

Dois dias maravilhosos e inspiradores!
Investimento: R$ 350,00 (podem ser facilitados em duas parcelas)
Local: Convento da Santíssima Trindade
Endereço: Rua são Benedito, 2.146, bairro Alto da Boa vista.
É necessário confirmar presença com deposito da primeira parcela.

Contato Para maiores informações: Saliladeva@yahoo.com.br  - Tel. ( 11) 9463 5825

Facilitadora: Saleela Devi - Terapeuta Analítica Junguiana, Transpessoal e Integral, Consultora em Administração de Empresas na área de desenvolvimento humano e da consciência, Coordenadora de Grupos de Estudos de Filosofia Oriental (Advaita Vedanta, Tantra e Meditação); Spiritual & Self Couseling; estudou com vários Mestres nas áreas de Espiritualidade Oriental, terapias e ciências psicológicas: Aura Soma; Bardo Thodol Chodron, Osho No-Meditations, Osho Meditations Tecnics, Osho De-Programming, Astrologia Chinesa Ba Zai, Sufismo, Taoísmo, Zen Budismo, Voice Dialogue Therapy, Terapia Primal, Gestalt Therapy, Breath Course Therapy, Hatha e Asthanga Yoga e Yoga terapia, Psicanálise com Abordagem Junguiana, Spiral Dinamics de Ken Wilber (Mapa de Desenvolvimento da Consciência e Psicologia Integral), O Viver e o Morrer Tibetano, Meditação Vipassana, Calatonia, Reiki (Ushui e Cristão) entre outros.

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Horóscopo Chinês - Mapa Astral Bazai

O seu nascimento marca um determinado momento preciso, um instante na ciclologia fundamental. Segundo a astrologia chinesa o universo pode ser definido por dois componentes, o estado da energia (um dos 10 Troncos Celestes - os 5 elementos em sua polaridade yin ou yang) e a seqüência estrutural (um dos 12 animais). Para o ser humano esse instante é a primeira respiração, é o momento que se efetua uma harmonia entre um ser potencial e o universo.

Na visão chinesa o tempo não é contado da mesma forma que na visão ocidental. Cada dia tem uma determinada quantidade e qualidade diferente na composição dos 5 elementos. A cada ano temos o predomínio de um dos 5 elementos e de um animal, por isso os anos são nomeados em séries de 60, nos indicando sua composição energética. Por exemplo: 2004 é um ano Macaco de Madeira Yang. O mesmo acontece com os meses, os dias e as horas.

Essa forma de leitura é chamada de Quatro Pilares do Destino, por estar baseada justamente na configuração energética desses ciclos formando os quatro pilares que compõe sua constituição:

Ano de nascimento – primeiro pilar, que nos indica como é sua relação com o mundo, como as pessoas o vêem, seus antepassados e sua primeira infância, além de ser o pilar de seu destino.

Mês de nascimento – segundo pilar, que nos indica como é seu comportamento social, faz parte ainda de sua personalidade mais externa, é o filtro de sua personalidade, o que pode ou não pode ser demonstrado em sociedade é determinado por esse pilar. Mostra seus pais e a adolescência.

Dia de nascimento – terceiro pilar, começa aqui sua personalidade interna, ele revela seu EU, mostra seu cônjuge, a idade adulta. A interação entre a imagem do dia e a imagem de seu destino nos mostra sua capacidade de sorte, missão e lições de vida a aprender.

Hora de nascimento – quarto pilar, nos revela seu jardim secreto, a parte mais íntima de sua personalidade, a sexualidade, a velhice, seus filhos e descendentes.

Por sua abordagem energética, os Quatro Pilares do Destino nos oferecem outra possibilidade de melhor compreender o dinamismo particular de uma determinada pessoa.

Toda a análise gira em torno do equilíbrio do mapa, pois de posse dessas informações, pode-se conhecer a constituição energética de cada pessoa, ou seja, estipular percentualmente quanto de Madeira, Fogo, Terra, Metal e Água a pessoa possui. Nesse tipo de análise, o elemento do dia de seu nascimento representa você, e todos os outros elementos presentes no momento são analisados em função dele, podendo favorecê-lo ou prejudicá-lo dependendo do equilíbrio dinâmico que eles mantêm entre si constitucionalmente e em relação a diferentes fases pelas quais a pessoa passará no decorrer de sua vida.

Essa harmonia estabelece o desequilíbrio energético estrutural, base essencial a partir da qual o recém-nascido vai apreender seu futuro. O desequilíbrio existe na medida em que os diferentes parâmetros que constituem a vida não podem estar presentes simultaneamente, e alguns não estão presentes nesse instante.

Os Quatro Pilares podem ainda mostrar os prós e os contras da sua constituição energética, a força ou fraqueza dos meridianos de energia e o seu reflexo no corpo, alertando-o de tendências e doenças em potencial. Ele pode lhe indicar como buscar o equilíbrio dos 5 elementos por meio de atividades, hobbies, atitudes, esportes, alimentos, relacionamentos e terapias, que vão incorporar ao seu sistema os elementos que você tanto precisa para em equilíbrio e saudável.

Daí a importância em compreender sua constituição e saber por qual momento energético você está passando, por qual momento energético o universo está passando. Nada pode ser feito em relação ao curso do universo, mas você pode fazer muito por você respeitando a sua constituição e o que ela pode ou não lhe propiciar, o que faz bem ao seu organismo e à sua vida como um todo.


Terapeutas podem conhecer melhor previamente a reação de seus pacientes ao tratamento empregado e entender por que um tipo de tratamento funciona maravilhosamente em algumas pessoas e não em outras.

Terapeutas florais podem usar os Quatro Pilares do destino para entender melhor os bloqueios de seus pacientes. Por meio dos 5 elementos, podem escolher com melhor precisão a essência indicada à pessoa ou a influência momentânea pela qual ela está passando, sem depender apenas da narrativa de seus problemas por parte da pessoa tratada.

Se você trabalha com saúde integral, Quatro Pilares do Destino é uma ferramenta perfeita para lhe dar as informações não só sobre a pessoa, seus problemas, suas fases de vida, mas também, e mais importante do que isso, lhe permite avaliar as fases pelas quais ela está passando, passou e passará, indicando o que fazer em cada uma delas.

Tenha também as previsões da influência do ano do Coelho em seu Mapa Natal.

Você pode encomendar o seu mapa astral chinês Ba Zai com o preço promocional de R$ 260,00 à vista ou duas parcelas. Encomendas: 9563 5825 com Saleela Devi, ou pelo e-mail: saliladeva@yahoo.com.br.

Encomendando mais de um mapa você tem desconto, ligue e saiba mais.

domingo, 23 de janeiro de 2011

Lingam Puja


Shiva lingam conecta o devoto com o Ser Supremo - Lord Shiva. O Linga é o símbolo do Senhor Shiva e Puja Lingam ajuda o devoto na compreensão do Lord Shiva. O Senhor não pode ser descrito, mas ainda assim podemos dizer que ele é sem um começo e um fim e sem forma. É difícil para um devoto de entender essa natureza disforme. Portanto, o Senhor Shiva apareceu sob a forma de Jyotirlinga antes de Brahma e Vishnu.  Cada vez que o devot faz um Puja Lingam, passo a passo, se aproxima mais da eterna verdade - de que ele / ela faz parte do Ser Supremo.
Adorando Shivling em casa


Antes de iniciar a Puja, o devoto deve tomar um banho e vestir roupas limpas. Hinos que louvam o Senhor Shiva ou deve entoar o Mantra “Om Namah Shivaya” repetindo para criar um clima para a adoração. Então, o devoto se senta na frente do Lingam tocando sinos. Isto indica o começo da Puja.
Primeiro é o Abhishek panchamrit – delicadamente colocando os cinco líquidos sagrados sobre o Lingam. A libação pode consistir dos seguintes líquidos - a água do rio Ganges , Mel, caldo de cana, leite, iogurte, manteiga, água do mar, água de coco ou leite, óleos perfumados, água de rosas ou outros líquidos preciosos. Normalmente, só o leite de vaca é usado.Enquanto derramar o líquido, é pronunciado Mnatra.Alguns devotos pronunciam o nome do Senhor 108 vezes e algumas 1008 vezes. Não existe uma regra fixa.
Após a Abhishek panchamrit, o Lingam é limpo com água do Ganges. (Quando não é possível, use água normal.) Após isto feito o Lingam é manchado com pasta de sândalo e é enfeitado com flores. Água e pasta de sândalo são usados para manter o Lingam frio, porque o Senhor Shiva é considerado sempre em um estado altamente inflamável. Em alguns templos de Shiva, a refrigeração líquida cai constantemente de  um vaso pendurado acima do Lingam.
Em seguida, doces, coco e frutas são oferecidos ao Senhor. Cânfora e incenso são considerados como um 'arati' iluminado. Alguns fãs ou devotos do Lingam cantam louvores ao Senhor.
Finalmente, repique de sinos ou de sopro do búzio indica o fim de Puja.  Cinzas Brancas (Vibhuthi) são esfregadas na testa e também distribuídas. Frutas, doces e coco são distribuídos como 'prasad'.

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Tantra

Falar sobre o Tantra é muito complexo. A primeira coisa que vêm à mente dos ocidentais, é que Tantra está ligado à magia, sexo ou bruxaria. É este o Tantra real? Tantra é muito mais do que mero sexo.
Tantra é uma palavra sânscrita que entre outras traduções possíveis quer dizer “Teia da Vida”. São textos sagrados, denominados Ágamas ou Niagamas, ensinamentos de Shiva para sua amada Parvati, ou ensinamentos de Bhairavi para Bhairava. Profundos, complexos, sutis, e que tem o intuito de ensinar a humanidade uma forma de se libertar da Kali Yuga.
1.        É difícil dar um prazo especial para o tantrismo. A maioria dos estudiosos acredita que é pré-védica.  Shiva e Shakti são deuses principais do Tantrismo.Eles são um símbolo e representam o masculino e feminino. Alguns textos tântricos são conversas entre Shiva e Shakti.
2.     Ele tem relação estreita com a filosofia Advaita Vedanta moderna de Shankara, a unidade de todo o ser. Assim, o tantrismo crê que a "energia de vida primeira" está presente em todos nós e podemos invocá-la em nossas atividades na vida diária, incluindo no sexo.
3.     As preliminares são de grande importância no sexo tântrico. Mas é dada pouca importância para o orgasmo. O período imediatamente antes do orgasmo é de extrema importância. O sexo tântrico tenta manter o efeito especial por um longo tempo - na verdade por horas. Isso é muitas vezes confundido com o orgasmo prolongado.
4.     O Ardhanariswara é uma imagem do Deus Shiva em que Ele aparece, metade homem e metade mulher, este é um conceito do tantrismo, que vemos também no conceito psicanalítico em que todo homem de uma mulher dentro de si (Anima) e toda mulher tem um homem (Animus). Toque, beijos, respiração são usados para criar a energia por parte dos parceiros. Os parceiros inconscientemente participam da dança cósmica - não confundi-lo para a dança real. Eles olham uns aos outros e mantêm os olhos abertos nas preliminares e esquecem os seus arredores. Vários tipos de toque são praticados em sexo tântrico.
5.     Existem vários rituais, movimentos, toques e exercícios, sexo tântrico, mas não deve ser praticado sem a ajuda de uma pessoa experiente.
Tantrismo não deve ser menosprezado, apenas porque ele fala sobre sexo e contém elementos do animismo. O tantrismo crê que a verdade só pode ser experimentada através da realização direta. Poderíamos ter lido e estudado sobre sexo, mas tudo isso é secundário para a experiência sexual real; união sexual real não é forçado, não é uma rotina, mas uma verdadeira dança cósmica da criação.
Quer saber mais, participe do nosso Grupo de Estudos do Pensamento Filosófico Indiano

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Yoga Nidra

Yoga Nidra, quais são os passos?



Yoga Nidra pode ser traduzido como "sonho consciente", que é alcançado deixando o estado de vigília, passando pelo sonho que se estende por todos os pensamentos e impressões da mente, mantendo-se plenamente consciente. A mente permanece na fronteira entre a vigília e o sono.

Dos três estados de consciência descritos nos Upanishads (vigília, sonho e sono profundo) é o estado de sono profundo, mas com plena consciência. Atingir este estado é necessário para a evolução pessoal e espiritual. O objetivo final desta prática é a experiência da própria consciência. Um método de iluminação e auto-realização

No estado de Yoga Nidra, a mente é muito receptiva. A consciência está operando em uma área onde ela se expande até o subconsciente, integrando as dimensões inconscientes. O subconsciente é o único nível que está ativo e, a este nível as memórias e pensamentos são, portanto, sem forma e sem imagens, como quando você sonha. Não a consciência visual de forma alguma. O subconsciente tem uma grande receptividade com a origem, a essência da nossa personalidade e da forma concreta aos nossos ideais. São as Samskaras que provocam o stress profundo e a agitação mental, são atenuados pelo Yoga Nidra. Esses pensamentos e ações são condicionados e, portanto, nós devemos eliminá-los.

O relaxamento que ocorre neste estado é muito grande, resultando em física, emocional e mental. Ele entra no estado chamado de "Alpha", que trata de relaxamento profundo, quando as ondas cerebrais estão se tornando cada vez mais lentas, ao contrário do estado "beta", em que nos encontramos durante a vigília.

De acordo com inúmeros estudos que o estado "alfa" é o ideal para "apresentar" em nossa consciência os pensamentos e idéias positivas, que vêm sob a forma de "declarações" e que irá ajudar a alcançar os objetivos a que nos propomos.

Swami Satyananda Saraswati desenvolveu uma maneira de alcançar esse estado de meditação e relaxamento profundo, adaptando técnicas derivadas da antiga prática tântrica Niassa. Removendo conteúdo ritual, mantendo sua essência, a fim de aproveitar nosso tempo. Criando uma prática que pode ser aprendida, guiada por um professor e também na seqüência de uma gravação. Depois de conhecer a arte e os tempos de Nidra, você pode praticar sozinho.

PASSOS PARA alcançar o estado de Yoga Nidra 
Em fases diferentes para atingir o estado de Yoga Nidra, a consciência vai se retirar do lado de fora, os sentidos, o corpo físico, respiração, emoções, sentimentos e pensamentos.

A. PREPARAÇÃO E RELAXAMENTO

Palco que preparar o corpo, a mente para criar um estado de prontidão. A flexibilização vai permitir que a mente esteja mais receptiva, alerta, dando-nos um bom estado físico e mental.

B. Sankalpa ou resolução

O Sankalpa é uma afirmativa mentalmente repetida três vezes no início e no final do Yoga Nidra. Deve ser um pequeno e positivo, livre de qualquer tipo de negação implícita. Você tem que repeti-lo mentalmente, sentir e ver. Esta resolução quando repetida em um estado relaxado vai pedir que a mente consciente dê à mente subconsciente, que agora é muito receptiva para depois ser revelada conscientemente fazendo as alterações na personalidade e vida. Eles interferem com um diálogo mental positivo. Perante as situações similares ou repetidas, são os nossos conceitos e preconceitos que nos impedem de fazer o certo e levam a resultados desfavoráveis toda vez que atuam. O propósito real do Sankalpa, é influenciar e transformar todo o padrão de vida que nos afetam fisicamente, emocionalmente, mentalmente e espiritualmente. Portanto, devemos nos concentrarmos apenas em um aspecto da nossa personalidade, como erradicar os maus hábitos, ou realizações materiais, que são limitantes. Mas se formular um Sankalpa  para nos influenciar em toda a nossa natureza, vamos ajudar a despertar o potencial interior, e todos os outros aspectos da nossa vida também será transformado.

Exemplos Sankalpa:
• Sou melhor a cada dia em todos os aspectos
• Tenho confiança em mim
• Tenho harmonia física e mental
• Desperta o meu potencial espiritual

C. RODÍZIO DE CONSCIÊNCIA
É um passeio sistemático de todas as partes do corpo. É feito sem problemas, sem pausa, em uma ordem específica, enquanto repetimos mentalmente o Sankalpa  e visualizamos as áreas nomeadas. Temos que fazê-lo sem esforço. É importante fazer sempre a mesma rota.Como cada área do corpo, tem sua representação precisa no córtex cerebral, o movimento progressivo da consciência através das áreas do corpo, sensibilizam todos os circuitos neurais que deixam o corpo para o cérebro, estimulando todas as áreas do cérebro em que o corpo é representado. Assim, ele induz a um relaxamento físico grande, fazendo com que a consciência retire gradualmente os sentidos em um estado de interiorização (Pratyahara).

D. Respiração Consciente: CONTAGEM Respiração
Trata-se de observar o fluxo espontâneo de respiração de uma maneira passiva, sem interferir nele, sem modificação. Isso trará uma maior profundidade no estado de relaxamento. Propomo-nos a realizar uma contagem da respiração em ordem (por exemplo: 54-1) diminuindo ou observação da respiração nas narinas, garganta, peito, etc Ao contar para trás, devemos ter uma maior atenção para a mente não se espalhe ou simplesmente cair no sono. Através deste estágio, sem dormir, é quase totalmente no estado de "Nidra."

E. SENSAÇÕES OPOSTAS
Nesta fase nós tentamos evocar e experimentar sentimentos e emoções conflitantes com uma forte psicossomática, em seguida, devemos  removê-los com vontade. Esta medida nos ajuda a alcançar o relaxamento, a nível emocional como reviver lembranças e sentimentos profundos, examinando-as com "atitude” individual, podemos ver as feridas que foram estabelecidas e nossa resposta a elas, ficando relaxado por dentro, sem envolvimento emocional.

Ao fazer oposição com que esses sentimentos conscientemente, estimulando os centros cerebrais que regulam a sua atividade, desenvolvendo algum controle sobre as funções que, inicialmente, são involuntários, como a temperatura corporal. Ao mesmo tempo, quando nós experimentamos sentimentos conflitantes estamos  equilibrando a atividade dos hemisférios cerebrais e com a prática, podemos transcender o sofrimento que advém do apego e aversão para a dualidade de experiências de vida.
Isso faz com que se purgue as sensações desagradáveis.
Os sentimentos conflitantes que podem trabalhar no Nidra são:

• Peso - leve
• amor - Ódio
• Dor - prazer

F. Chidakasha
A observação e a consciência da ChidaKasha (imagem mental, o espaço livre interno) contribui para aumentar o efeito da mostra, uma vez que parece que o subconsciente e o inconsciente, a atividade ajuda a purificar a mente. Este espaço é fácil de mostrar imagens, lembranças, projeções mentais, etc

G. DISPLAY
Nesta fase há um desconhecimento total do corpo físico; ocorre o relaxamento mental. técnicas de visualização podem revelar o conteúdo armazenado no subconsciente e no inconsciente, que geralmente se manifestam nos sonhos. O reconhecimento e a liberação deste material que é deliberadamente induzidos a criar um sonho que a consciência consciente, desperta e livre.

A mente armazena experiências de vida de uma forma simbólica, portanto, as imagens usadas no Nidra, o símbolo utilizado como um catalisador para provocar uma reação em partes inconscientes da mente, para que possamos limpar esses samskaras (impressões mentais), para avançar e evoluir na vida. Não há distinção entre o consciente e o inconsciente, o desaparecimento de todas as imagens psicológicas.

A capacidade de visualizar que se desenvolve com a prática, e surge quando a mente está focada, portanto, se a mente é distraída, é muito difícil porque a atenção não pode ficar o tempo suficiente para criar a imagem. Ele termina com imagens de calma, paz e espiritualidade.

Pode acontecer tanto na arte da evocação de sentimentos em oposição à técnica de visualização para produzir uma forte reação emocional, o afloramento das samskaras como traumas, lembranças dolorosas, complexas ou quaisquer aspectos negativos do passado não resolvido. Com  a manifestação destes conteúdos mentais podemos resolvê-los e purificá-los, porque eles estão latentes nas camadas profundas da mente. Para isso, devemos observar com "consciência testemunha", sem julgar ou analisar intelectualmente, aceitando que tudo é parte de nossa evolução, e do nosso processo.


I. Sankalpa
Repita a mesma recomendação feita no início da prática.

J. FINAL
A Prática vai acabar lentamente deixando a mente voltar a responder a estímulos provenientes do exterior, a percepção da respiração, o corpo físico começará gradualmente a recuperar o tônus muscular, com pequenos movimentos irá intensificar até retornar ao estado de vigília.
Perceber todo o corpo relaxado no chão, eu vejo o corpo físico, percebo o espaço físico ocupado pelo meu corpo.

Participe do nosso Grupo de Meditação e venha praticar o Yoga Nidra conosco!